Friday, June 22, 2007

Está aí o Verão


Está ai o Verão...Chegou hoje !!
Eu não o mandei vir mas ele chegou.
Chegou e, dizem-me veio p´ra ficar. A mim isto dito assim, soa-me a ameaça.
É que hoje o Verão é pior que uma ditadura.

Com uma Ditadura, sabemos quando ela se instala, sentimo-la, mas há sempre a esperança de que uma revolução a derrube.

Com o Verão, não. Não há revolução que o derrube, não há armas ou cravos na lapela que o sensibilizem a mudar-se p´ra outras paragens.
Hoje, devido ao efeito de estufa e ao aquecimento global ou a ambos, o Verão dura mais que os 3 meses que eu me recordo durava antes.
O Verão em Portugal está a ficar comprido, irritante, fastidioso e por isso tudo; tremendamente insuportável.
Já me imagino um dia destes mal acabado de dar um mergulho no mar e à saída em vez de me cruzar com o senhor a vender gelados ou a apregoar; “boles brelim, lim” dou de caras com um qualquer ancião de barbas brancas, vestido de vermelho, a bradar um sonante “oh oh oh “ enquanto promove ofertas de Natal ou convida os meninos a sentar-se no seu colo.
É que se o Verão se estendeu, também o Natal se antecipou. Tarda nada estamos como os “zucas”, juntar Natal e Verão e Carnaval todo o ano. Um farrobadó !
Por mim, o Verão devia durar um mês.
Isso mesmo, um mês, servia perfeitamente.
Num mês até que suportava que no Verão as notícias sejam sempre repetitivas, que os livros editados sejam insossos que as músicas sejam irritantes e sempre variadas de ritmos sul-americanos.

Não confundam a minha aversão ao Verão, eu até gosto de sol.
Aprecio muita mais a chuva, é verdade, mas....gosto muito de sol.
Não gosto é do sol de Verão, esse sol quente que cansa, desgasta, humidifica, satura...Prefiro o sol da Primavera e, já agora, também aquele sol já a arrumar a mala que é o de Outono.
Gosto do frio, pronto !! E daí ? . É que, a começar pela vestimenta, no Inverno as pessoas até andam melhor vestidas,
No Verão quase nem vestidas andam. Ou melhor hoje em dia muita gente decidiu antes preencher o corpo com tatuagens, ou melhor, "vesti-lo" com elas.

Há por aí, uma profusão de tatuagens,que nunca antes visto. Porque é moda, porque fica bem, porque é “in” .
Mas... helloooo ?!? Oh meus amiguinhos, Já pensaram que quando esta moda passar, e sim, ela passa, todas as modas passam, vão ficar com esses “grafitizinhos” no corpo p´ra sempre !?! Oh yeah, baby !!!
Não é como alterar o penteado, ou mudar o padrão da camisa ou descer ou subir a bainha das calças. Nop. É p´ra sempre mesmo, A tatuagem é um cônjuge que não nos livramos apenas com um divórcio litigioso. Estão a ver aqueles antigos combatentes do Ultramar com aquelas tatuagens da altura , “Amor de mãe” e coisas parecidas ?? Pois é, foi moda na altura...e agora ?? Não estão apenas “demodé”, estão mais “foleirê”.
Anyway...
Já que não sou rico e não posso hibernar durante estes meses para um país escandinavo, ou coisa parecida, vou ter mesmo de me aguentar. O que me anima é que, como diz o ditado; “ não há semana com dois Domingos nem ano com dois Verões”. Valha-me isso.

No comments: