Monday, February 11, 2013

Desejo e responsabilidade


Muitos de nós, vão vivendo a vida amarfanhados e reprimidos entre o que acham corretoerrado
dentro das proibições e permissões, através de liberdades e prisões, por entre desejos e necessidades.

Por inerência à condição humana, tenho incomparavelmente mais desejos do que necessidades.
 E, porque o próprio desejo acaba a criar uma necessidade; os meus desejos acabam por ocupar, em mim, maior espaço que a minha necessidade.
A maior dificuldade, será mesmo, conciliar o meu desejo com a minha liberdade, sabendo que as minhas escolhas me fazem…responsável.

Eu, por mim, vou tentando não viver apenas entre o redutor correto e errado, ou entre as castradoras proibições e as condicionantes permissões ou por entre a fundamental liberdade e a punidora prisão ou transido na destrinça entre o natural desejo e a verdadeira necessidade.
A minha capacidade de desejar deve acomodar-se às determinações da razão, que indicam que não se pode desejar e admirar aquilo que se desconhece, porque dessa forma, poderei estar a apreciar o meu desejo e não o objeto desse desejo.

No inverso, e em consequência, sei que, quando desejo com a razão, desejo com impagável fulgor.
Como acredito que, a minha vivência me vai fornecendo alguma aptidão para definir os meus comportamentos; 
vou vivendo, não entre proibições ou interdições, mas entre uma interior negociação com os meus desejos e as consequentes responsabilidades da realização, ou não, desses mesmos desejos.

Nem sempre faço o que quero, assim como nem sempre realizo os meus desejos 
e, no entanto, serei responsável por aquilo que fui ou fiz,
pelo que não fui ou não fiz mas também por aquilo que impossibilitei alguém de ser ou fazer.
Eis o paradoxo que encerram sempre, as minhas ações ou... omissões..
-----------------------------------------------------------------------
Paulo Gonçalves Ribeiro
© Todos os Direitos de Autor reservados nos termos da Lei 50/2004, de 24 de Agosto
(Ilustração/imagem: Encontrada na Internet)

No comments: