Monday, January 07, 2013

Ditosos filhos que tal pátria tem...



CRISTIANO RONALDO & MOURINHO ou esta estranha coisa do português que não se orgulha com o sucesso do outro português…

Depois de Cristiano Ronaldo não ter vencido, o concurso de MELHOR NÚMERO DE CIRCO e não de jogador de futebol mais completo e de José Mourinho ter sido secundarizado num CONCURSO DE MISTER SIMPATIA e não de melhor e mais competente treinador do mundo, tenho assistido, como já antes, às alvíssaras dadas por muitos portugueses a Messi e del Bosque, não em forma de merecida vitória destes mas mais de desejada derrota dos outros.

E eu dou por mim a pensar que, a maioria dos portugueses são PESSIMISTAS e fatalistas e acreditam mesmo que são piores que os cidadãos de outros países.
É decerto, por serem assim, que a maioria dos portugueses levam a mal quem consegue vencer a barreira do pessimismo e do COMPLEXO DE INFERIORIDADE e tem sucesso aquém, e além-fronteiras. De aí à inveja e à consequente maledicência que leva a denegrir os sucessos obtidos por alguém é um mero passo.

O sucesso de outra pessoa é olhado com desconfiança, não sendo motivo de regozijo coletivo, mas de preocupação porque a única explicação que o invejoso aceita para o êxito daquela pessoa, é que o mesmo se deve à sorte, ou a interpostas figuras que não o próprio.
O INVEJOSO não acredita nos resultados do trabalho, do talento nem nos méritos de outrém e prefere até que um indivíduo seja um desgraçado a que tenha êxito.

Confiando apenas na sorte e não no trabalho, minado pela inveja, esta estirpe de português passa a sofrer de tendências bipolares.
Tanto se entrega a festas e alegrias sem nexo de aparente casualidade, como mergulha numa profunda melancolia.
Devido a este tipo de português, ainda, estar em MAIORIA, o resultado desta combinação psico-social é o facto de o povo português ter um prazer doentio em DIZER MAL DE SI PRÓPRIO, da sua sorte, lamentando-se da sua própria existência coletiva.

Para que a situação começasse
 a melhorar um pouco, seria bom que estes “orgulhosos portugueses”, guardassem para si os maus fígados e a azia pelo sucesso dos outros portugueses.
Uma boa maneira de o fazer seria ficarem calados!!!

No comments: