Friday, November 30, 2012

Apenas o tempo ...



Luís Sepúlveda diz, em certo trecho de um dos seus livros; “com a passagem do tempo, passou o tempo sobre os meus passos e fui-me enchendo de esquecimentos que me foram esquecendo”.
O tempo está em tudo, tem de estar é dele e com ele que me estruturo e cresço. É também de tempo que é feita a vida.
Concordo que o tempo é meu amigo e bom conselheiro, que me reconcilia com o passado e por reflexo com o presente, e que o tempo é também o melhor paliativo.

Sempre que quero esquecer algo é através do tempo; é através da diminuição da ocorrência dos pensamentos que meço a superação ou o esquecimento.
A diminuição dos meus pensamentos é a areia na ampulheta do meu esquecimento.
Por outro lado, o tempo também acaba por deturpar a imagem que tenho das coisas, das pessoas e dos momentos. O tempo não é imparcial e isento.
Eu, por mim, sempre que faço um «returning» ao passado, e ao sentir de uma certa altura, raramente o consigo fazer sem que o filtro deturpador do tempo amenize ou acentue o que de mau ou bom existiu.
Quando analiso algo com a visão que só a distância temporal me permite, sei que já não sinto pelas coisas e pelas pessoas exatamente o que sentia naquele tempo.
Muito tempo passado sobre um acontecimento e este fica com outra cara.

O tempo é também um varredor de ilusões.
É um juiz que dá sentenças com certezas porque o tempo é justiceiro e coloca cada coisa no seu lugar.
O que a razão não consegue muitas vezes resolver, o tempo costuma alcançar e trazer o remédio.
Acho mesmo, que o tempo não se mede em distância de anos, dias ou horas mas em sentimentos.

Dizem que o tempo foge e arrasta-nos consigo, este momento em que escrevo....já passou.

-----------------------------------------------------------------------
Paulo Gonçalves Ribeiro
© Todos os Direitos de Autor reservados nos termos da Lei 50/2004, de 24 de Agosto
(Ilustração/imagem: Encontrada na Internet)



Quem te pode dizer por onde seguirá o teu caminho ?
Onde os trajectos se cruzam ?
Onde e quando cresce e morre o amor ?
Apenas o tempo !!!

Only Time (Enya)


Who can say where the road goes, Where the day flows ? only time
And who can say if your love grows, As your hearth chose ? only time
Who can say why your heart sights, As your live flies ? only time
And who can say why your heart cries when your love lies ? only time
Who can say when the roads meet, That love might be ,in your heart?
And who can say when the day sleeps, and the night keeps all your heart? Night keeps all your heart.....
Who can say if your love groves, As your heart chose ? only time
And who can say where the road goes Where the day flows ? only time
Who knows? Only time Who knows? Only time

No comments: